Apresentação e Objetivos
As organizações têm reposicionado á área de inteligência de mercado para ter existência própria independente dos departamentos de marketing e/ou comercial. Por isso, tem demandado profissionais com formação exclusiva e dedicada para atuar nessa área organizacional.
Este curso visa contribuir com a formação de profissionais diversos para atuar nessa área de especialidade. Trata a temática como zona de convergência de diversas áreas do conhecimento.
Metodologia
O curso será desenvolvido combinando as teorias de inteligência de mercado com a prática da tomada de decisões nas organizações. As aulas envolvem exposições dialogadas, integrando conceitos estruturados com casos práticos da realidade brasileira.
Conteúdo Programático e Carga horária
Este curso é voltado aos gestores, tanto que já atuam na área de Inteligência de Mercado ou simplesmente pretendem atuar, para que possam ser capazes de:
- Interpretar os registros internos e as tendências por trás dos fatos do ambiente de negócios;
- Transformar dados em informações, e informações em oportunidades de negócios;
- Converter expectativas em metas concretas de faturamento e rentabilidade;
- Suportar o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de ações estratégicas;
- Ter capacidade relacional com as demais áreas/departamentos da organização de maneira a captar o conhecimento tácito
O curso está dividido em 13 módulos de 08 horas cada, totalizando 104 horas de carga horária total.
- Módulo 1 – Inteligência de Mercado
- Módulo 2 – Tecnologia da Informação
- Módulo 3 – Estatística e Análise Decisória
- Módulo 4 – Pesquisa de Marketing
- Módulo 5 – Economia Comportamental
- Módulo 6 – Liderança e Capacidade de Negociação
- Módulo 7 – Gestão de Projetos e Análise de Investimentos
- Módulo 8 – Cenário Macroeconômico
- Módulo 9 – Microeconomia Aplicada
- Módulo 10 – Gestão Estratégia nas Organizações
- Módulo 11 – Gestão de Custos e Precificação
- Módulo 12 – Marketing de Relacionamento
- Módulo 13 – Análise de Desempenho em Marketing
Coordenação e Corpo Docente
Coordenador geral: Prof. Dr. Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho
Coordenador adjunto: Prof. Dr. Tiago Fischer Ferreira
O corpo docente é formado por professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), bem como por profissionais com reconhecida experiência e competência no mercado, executivos e consultores.
Informações Adicionais
Dilma Santos – Secretaria Executiva do PENSA/FIA
Telefone: (11) 3818 – 4005
Email: pensa@pensa.org.br