Inteligência de Mercado no Agronegócio

Apresentação e Objetivos

 

As organizações têm reposicionado á área de inteligência de mercado para ter existência própria independente dos departamentos de marketing e/ou comercial. Por isso, tem demandado profissionais com formação exclusiva e dedicada para atuar nessa área organizacional.

 

Este curso visa contribuir com a formação de profissionais diversos para atuar nessa área de especialidade. Trata a temática como zona de convergência de diversas áreas do conhecimento.

 

Metodologia

 

O curso será desenvolvido combinando as teorias de inteligência de mercado com a prática da tomada de decisões nas organizações. As aulas envolvem exposições dialogadas, integrando conceitos estruturados com casos práticos da realidade brasileira.

 

Conteúdo Programático e Carga horária

 

Este curso é voltado aos gestores, tanto que já atuam na área de Inteligência de Mercado ou simplesmente pretendem atuar, para que possam ser capazes de:

  • Interpretar os registros internos e as tendências por trás dos fatos do ambiente de negócios;
  • Transformar dados em informações, e informações em oportunidades de negócios;
  • Converter expectativas em metas concretas de faturamento e rentabilidade;
  • Suportar o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de ações estratégicas;
  • Ter capacidade relacional com as demais áreas/departamentos da organização de maneira a captar o conhecimento tácito

 

O curso está dividido em 13 módulos de 08 horas cada, totalizando 104 horas de carga horária total.

  • Módulo 1 – Inteligência de Mercado
  • Módulo 2 – Tecnologia da Informação
  • Módulo 3 – Estatística e Análise Decisória
  • Módulo 4 – Pesquisa de Marketing
  • Módulo 5 – Economia Comportamental
  • Módulo 6 – Liderança e Capacidade de Negociação
  • Módulo 7 – Gestão de Projetos e Análise de Investimentos
  • Módulo 8 – Cenário Macroeconômico
  • Módulo 9 – Microeconomia Aplicada
  • Módulo 10 – Gestão Estratégia nas Organizações
  • Módulo 11 – Gestão de Custos e Precificação
  • Módulo 12 – Marketing de Relacionamento
  • Módulo 13 – Análise de Desempenho em Marketing

 

Coordenação e Corpo Docente

 

Coordenador geral: Prof. Dr. Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho

Coordenador adjunto: Prof. Dr. Tiago Fischer Ferreira

 

O corpo docente é formado por professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), bem como por profissionais com reconhecida experiência e competência no mercado, executivos e consultores.

 

Informações Adicionais

 

Dilma Santos – Secretaria Executiva do PENSA/FIA

Telefone: (11) 3818 – 4005

Email: pensa@pensa.org.br


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